Refluxo vesico-ureteral

É uma condição anormal de fluxo retrógrado de urina da bexiga até o rim, devido a uma imperfeição da “válvula” na junção do ureter com a bexiga. A urina que vem dos rins e segue pelos ureteres até chegar à bexiga normalmente não retorna para os ureteres por ação dessa “válvula”. O não funcionamento dessa “válvula” permite o refluxo de urina e favorece o transporte de bactérias para os ureteres ou até os rins, chamado refluxo vesico-ureteral. Essas bactérias podem causar infecção urinária que podem desenvolver cicatrizes renais irreversíveis. Assim, o refluxo vesico-ureteral pode ser assintomático, causar infecção urinária e até mesmo levar à insuficiência renal. É a causa mais frequente de infecção urinária na infância.

Pode ser de origem congênita (RVU primário), ou pode ter outras causas como o mau funcionamento da bexiga ou obstrução do fluxo urinário a abaixo da bexiga (RVU secundario).

O refluxo vesico-ureteral é mais comum nos meninos logo após o nascimento, porém após o primeiro mês as meninas apresentam seis vezes mais essa condição que os meninos. O refluxo e classificado em cinco graus:

Grau I: refluxo para o ureter

Grau II: refluxo até o rim, sem dilatações ureterais e renais.

Grau III: refluxo até o rim, causando pouca dilatação renal.

Grau IV: refluxo até o rim, com moderada dilatação renal.

Grau V: refluxo até o rim, com intensa dilatação renal e tortuosidade dos ureteres.

O tratamento depende da intensidade (grau) do refluxo e dos sintomas, a idade da criança, e a evolução das infecções. Quando o refluxo é decorrente de uma obstrução abaixo da bexiga ou do seu mau funcionamento, deve-se tratar essa causa. Quando o refluxo é decorrente de causa primária o tratamento pode ser com o uso de antibióticos contínuos, cirurgia endoscópica, cirurgia convencional e cirurgia videolaparoscópica.

O tratamento clínico se faz com o uso de antibióticos em baixas doses por períodos longos de tempo, além de outras medidas como ingestão de líquidos regularmente, micções frequentes, etc. O objetivo desse tratamento clínico é aguardar a resolução espontânea que ocorre, nos casos baixo grau e em crianças mais novas, em cerca de 80%.

O tratamento cirúrgico é realizado nos casos com recorrência da infecção ou dificuldade em manter o tratamento antibiótico, refluxos de alto grau, e nas crianças acima dos cinco anos, além daquelas que apresentam cicatrizes renais.

O tratamento cirúrgico é realizado com a correção do refluxo reconstituindo a “válvula”. Pode ser realizada por cirurgia de forma convencional, endoscópica, laparoscópica e robótica. A cirurgia endoscópica consiste na aplicação de substâncias que reforçam a “válvula” entre o ureter e a bexiga, corrigindo principalmente os casos de refluxo de baixo grau.