Bexiga neurogênica

Para expulsar a urina da bexiga de forma adequada (ato miccional) deve existir uma coordenação entre a bexiga e o músculo que fecha a uretra (esfíncter urinário). A maioria das pessoas controlam completamente esse processo, permitindo o enchimento da bexiga até 400 ou 500 ml, sem que ocorram perdas urinárias. Na fase em que a bexiga está se enchendo, ela encontra-se relaxada e o esfíncter contraído. Na fase de esvaziamento o esfíncter uretral relaxa e o músculo da bexiga contrai expulsando a urina para fora da bexiga pelo canal urinário (uretra). Essa coordenação deve estar em perfeita sintonia e chama-se sinergismo vésico-esfincteriano. O sistema nervoso é responsável pela coordenação dos diferentes órgãos do trato urinário, permitindo o enchimento e também o esvaziamento da bexiga durante a micção.

As doenças e traumatismos do sistema neurológico podem alterar a coordenação dos órgãos do trato urinário. A área neurológica comprometida determinará o tipo de distúrbio miccional que o paciente irá apresentar.

A bexiga neurogênica é uma condição em que a bexiga funciona de forma desordenada, ocasionando muitas formas de distúrbios da micção. As causas neurológicas que mais se associam à bexiga neurogênica são os derrames (acidentes vasculares cerebrais), doença de Parkinson, paraplégicos ou tetraplégicos (traumatismos raqui-medulares), esclerose múltipla e demência.

Para o tratamento da Bexiga Neurogênica devemos ter como objetivo a proteção dos rins (aparelho urinário superior), a melhora da continência urinária e a restauração da função normal da bexiga (trato urinário inferior) de forma que ocorra a melhora da qualidade de vida do paciente.

Após a realização de exames com o diagnóstico e identificação da causa específica da disfunção miccional de origem neurogênica poderemos realizar o tratamento mais indicado para cada caso.