Prostatite

O que é? A próstata é uma glândula masculina localizada ao redor da uretra e abaixo da bexiga. Ela é responsável por contribuir com a produção do liquido seminal (esperma) que o homem elimina durante a ejaculação. As prostatites são processos inflamatórios e infecciosos que ocorrem na próstata. Elas podem ser decorrentes de infecção aguda ou de sintomas crônicos. Diagnóstico As infecções agudas são chamadas de prostatites agudas, e levam a sintomas como mal estar, febre, dificuldade para urinar que se inicia de forma repentina e dor perineal. São causadas por bactérias da urina que atingem a próstata. Os pacientes que apresentam prostatites aguda devem ser tratado com antibióticos e medidas de suporte geral sendo necessário internações em alguns casos. Uma complicação da prostatite aguda é a formação de abscesso prostático, que em determinadas situações necessita de um procedimento cirúrgico para drenagem. A prostatite crônica é caracterizada por quadros de início menos repentino e sintomas mais amenos que aqueles que se observa no processo agudo. Dores perineais, no abdômen inferior, no pênis, no testículo, na região inguinal, ardor ao urinar, dor durante a ejaculação e sangramento no esperma são alguns dos sintomas que acometem os homens com prostatite crônica.Tratamento Em geral, o diagnóstico é realizado com história clínica e exames de urina e esperma. Pode acometer pacientes de várias idades e o tratamento deve ser individualizado para cada caso, mas em geral quando não há complicações é habitualmente realizado com medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, alfa-bloqueadores e analgésicos.