Infecções urinárias

A infecção urinária é a presença de bactérias na urina. Elas podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, chamada de “cistite” até o rim chamada de pielonefrite. Ela é uma infecção simples quando ocorre em pacientes com trato urinário anatômico e funcionalmente normais. As infecções urinárias são mais freqüentes no homem durante a terceira idade, e nas mulheres é a principal causa de infecção bacteriana.

As infecções do trato urinário são bastante prevalentes, nas mulheres. Cerca de dois terços das mulheres têm ao menos um episódio de infecção do trato urinário durante a vida, e em torno de 50% apresentam recorrência da infecção no primeiro ano após o primeiro episódio. 10% das mulheres apresentam infecção urinária anualmente.

A urina que é produzida nos rins é estéril. Ela pode se infectar quando bactérias se multiplicam próximo da uretra e depois ascendem para a bexiga. Elas podem se manter e multiplicar na bexiga ou continuar ascendendo até atingir o rim. As infecções urinárias são causadas principalmente por bactérias que habitam o intestino o reto e a região peri-anal A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, e encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli (80 a 85%) seguida pelo Staphylococcus saprophyticus. As infecções surgem em geral após colonização peri-uretral (“próximo da uretra”), e nas mulheres muitas vezes está associada a substituição dos lactobacilos responsáveis pela manutenção do meio ácido vaginal.

Em geral, o quadro clínico esta relacionados ao órgão (bexiga, rim) afetado. Quando a infecção acomete a bexiga os sintomas mais comuns são disúria (ardência ao urinar), urgência, aumento da frequência; dor suprapúbica, urina com odor forte e aspecto turvo. Quando o rim está envolvido, além dos sintomas que acometem a bexiga, pode ocorrer dor lombar, Febre e Calafrios.

As infecções do trato urinário complicadas, são aquelas que ocorrem em pacientes com anormalidades anatômicas do trato urinário, ou com morbidades médicas ou cirúrgicas significativas. Dentre os fatores que tornam uma infecção do trato urinário “complicada” podemos destacar condições clínicas como diabetes mellitus, imunodepressão, insuficiência renal, obstrução urinária: (como a próstata aumentada ou uretra estreitada nos homens), doenças neurológicas (mielomeningocele, traumatismo de coluna), e presenca de corpo estranho (sonda vesical ou cálculo urinário -“pedra nos rins”).

A confirmação diagnóstica se dá pelo isolamento do microorganismo em cultura de urina, o que também fornece o perfil de sensibilidade da bactéria aos antibióticos, facilitando a escolha da melhor medicação. Trata-se do exame de urocultura com antibiograma.

O tratamento da infecção do trato urinário é feito através de antibióticos (com uma escolha precisa em geral baseada no resultado do exame de urocultura) , medicações sintomáticas e medidas gerais (como aumento da ingesta hidrica e cuidados específicos de higiene).

Após o tratamento, é necessária uma monitoração e modificação dos fatores de riscos para evitar uma nova infecção. E importante uma ingesta significativa de líquidos (2 a 3 litros por dia), aumentar a frequência miccional considerando urinar antes de dormir e, após relações sexuais, evitar banhos de imersão ou duchas verticais. Nas mulheres é importante também evitar e tratar o corrimento vaginal. Cuidados de higiene também são essenciais. Desta forma, pode-se evitar uma repetição do quadro infeccioso.