O exame de ultra-som é uma uma forma de diagnóstico eficiente que faz uso do “comportamento de ondas sonoras no corpo humano”. Quando estas ondas sonoras são transmitidas para o corpo, elas são refletidas de forma específica, de acordo com os tecidos e orgãos que percorrem. Estas ondas refletidas podem ser utilizadas para produzir imagens de órgãos internos, sem exposição à radiação. É um exame não-invasivo, que oferece muitas vantagens, incluindo a flexibilidade, informações anatômicas precisas, sem a necessidade de utilizar contraste ou radiação.
Alguns exames são solicitados rotineiramente pelos médicos como USG de abdomen total, USG trato urinário, USG de pelve masculina, USG transretal da próstata sem biópsia, USG transretal da próstata com biópsia, USG Peniano, e USG Escrotal.
O exame de USG de abdomen total avalia os órgãos abdominais, sendo visualizado a Artéria Aorta, pâncreas, fígado, vesícula biliar, rins, baço, bexiga. O preparo consiste em jejum de 6 horas e bexiga confortavelmente cheia no momento do exame.
O exame de USG do trato urinário avalia os rins e a bexiga. O preparo consiste apenas em estar com a bexiga confortavelmente cheia no momento do exame.
Quando examinamos os rins, visualizamos nitidamente sua cápsula, parênquima, e sua porção mais central (que nas imagens ultra-sonográficas aparecem “esbranquiçadas”), denominada de bacinete. Alguns problemas podem ser detectados como cálculos, dilatações, infecções, etc, … Para avaliação da bexiga, é necessário uma repleção adequada, e podemos ter informações referentes à espessura da sua parede, dos meatos ureterais (locais onde desembocam os canais que trazem urina dos rins), e também informações referentes à capacidade de enchimento e esvaziamento vesical.
O USG de Pelve Masculino (ou da próstata) avalia a próstata, bexiga e vesículas seminais. O preparo consiste apenas em estar com a bexiga confortavelmente cheia no momento do exame. Nesse estudo o médico examina o paciente apenas passando um aparelho na região inferior do abdômen. Através deste exame temos uma ótima visualização da bexiga e algumas informações da próstata e das vesículas seminais.
O USG transretal da próstata sem biópsia é o exame de imagem de eleição para próstata e vesículas seminais; pois, a glândula prostática está próxima da parede anterior do reto (porção do intestino grosso mais próxima do ânus). O estudo é realizado introduzindo-se um transdutor de ultra-som (espécie de uma sonda) pelo ânus do paciente, e para isto, é necessário um preparo adequado. Com este transutor, consegue-se obter imagens nítidas da próstata e das vesículas seminais, assim como podemos definir com precisão as suas medidas. Porém, as vantagens da realização deste exame, são detectar imagens suspeitas de cancer e principalmente poder realizar biópsias.
O USG trasretal da próstata com biópsia é realizado com uma pequena agulha colocada na área suspeita da próstata para retirar minúsculos fragmentos. Esta área é localizada pelo transdutor de ultrassom introduzido no reto, e é feito sob anestesia local ou leve sedação. (veja BIOPSIA DE PROSTATA).
O USG peniano é util na avaliação de condições como Doença de Peyronie, Disfunção Eretil, e pode ser realizado com a utilização do Dopller, para avaliação da circulação peniana.
O USG escrotal visualiza a bolsa testicular incluíndo os testículos, epidídimos, e vasos. Permite diagnosticar condições como varicocele, hidrocele, inflamações e tumores testiculares. Pode ser realizado com ou sem o Dopller.