O exame de check-up é bastante simples e recomenda-se ser realizado anualmente, independente do paciente apresentar qualquer sintoma. Além do exame de palpação digital da próstata (toque retal), outros dois exames são utilizados para detectar alterações na próstata: dosagens do antígeno prostático específico no sangue (conhecido como PSA) e o exame de ultrassom. Essa avaliação deve ser realizada anualmente a partir dos 45 anos de idade, e quando existe história familiar para o câncer da próstata apartir dos 40 anos. Dois problemas podem ocorrer na próstata mais frequentemente após os 40 anos: Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e o Câncer de Próstata.
A próstata é uma glândula masculina localizada ao redor da uretra e abaixo da bexiga. Ela é responsável por contribuir com a produção do liquido seminal (esperma) que o homem elimina durante a ejaculação. O aumento benigno do volume da próstata ocorre por uma proliferação aumentada das células prostáticas na região ao redor da uretra. Isso é chamado hiperplasia prostática benigna ou HPB. Cerca de 50% dos homens aos 50 anos apresentam HPB, tornando-se mais frequente com o decorrer da idade, de forma que aos 80 anos mais de 80% dos homens tem HPB. No entanto nem todo aumento da próstata leva a obstrução uretral, assim por exemplo, embora metade dos homens com mais de 50 anos apresentam HPB, somente cerca de 35% apresentam sintomas. (veja HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGA).
A próstata envolve a uretra (canal por onde passa a urina) e à medida que ela cresce pode comprimir esse canal. Quando isso acontece é comum causar sintomas como dificuldade para urinar, esforço, jato urinário fraco, gotejamento ao final da micção (gotejamento terminal), hesitação para urinar (existe vontade de urinar mas demora para iniciar a micção), acordar à noite para urinar (nictúria), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após micção, urgência para urinar (vontade intensa de urinar), urinar várias vezes ao dia (polaciúria). Esses sintomas em geral são causados devido a obstrução da bexiga à passagem da urina na região da próstata e pelas consequências que essa situação gera à bexiga.
Outro problema que pode ocorrer é o Câncer de Próstata. O Câncer de Próstata atinge cerca de 18% dos homens. Quem tem pai, irmão ou tio com Câncer de Próstata tem um risco maior. No início, o Câncer de Próstata não causa sintomas. Por isso é necessário fazer os exames de rotina. Estes exames não evitam o câncer, mas se ele for descoberto no começo tem uma chance de cura bem maior. Os exames necessários para a avaliação da próstata são o PSA (total e livre) e o toque retal. (veja CANCER DE PROSTATA)