A balanopostite é uma inflamação na mucosa, que envolve a glande e o prepúcio. Normalmente, em decorrência de uma infecção transmitida por fungos ou bactérias, acumulados embaixo do prepúcio. É muito comum em homens não circuncidados, ou que não mantém sua higiene genital em ordem.
Quando isso acontece, o acúmulo de esmegma (substância branca e pastosa, localizada entre a glande e o prepúcio), aumenta as chances de desenvolver inflamações, afetando de maneira simultâneas a glande e a face interna do prepúcio.
Quando a doença se manifesta, seus principais sintomas são: dor, calores, e coceiras no local, e descamação da mucosa, secreções e mau cheiro. Nos casos mais graves, é possível apareceram algumas úlceras na superfície e inchaço, causando estreitamento do canal da urina.
É uma doença de fácil identificação, pela maioria de seus sintomas serem visíveis. Com um simples diagnóstico clínico e exames laboratoriais, determinarão com exatidão se há balanopostite e qual seu grau.
Se tratamento só pode ser indicado, após descoberta do agente causador da doença. Eles variarão entre utilização de antibióticos, antimicóticos e antifúngicos ou, cirurgia de fimose. Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser estendido ao/à parceiro.
A melhor e mais eficaz forma de prevenção, desta e de outras doenças relacionadas, é a boa higienização das partes íntimas e o uso de preservativos durante a relação sexual. Outra solução, é evitar roupas muito justas, sintéticas ou molhadas, pois elas abafam a área e aumentam as chances de multiplicar as bactérias acumuladas.
Para mais informações sobre este ou outros assuntos, procure seu médico ou entra em contato conosco.