Uma das grandes dúvidas da caxumba é se ela pode “descer” para os testículos. A resposta é sim, podendo ocasionar infertilidade masculina após uma inflamação dos testículos. Ela pode acometer a glândula parótida (parotidite) e os testículos (orquite).
Altamente contagiosa, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas.
Veja os sintomas mais usuais que apontam a descida da caxumba para os testículos:
-Urina com sangue;
-Inchaço nos testículos;
-Febre;
-Dor em um testículo ou em ambos os testículos.
Prevenção
A melhor forma de evitar a caxumba é por meio da vacinação por voltas dos 12 meses de vida. É necessário esterilizar os objetos contaminados.
Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante cerca de 10 dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados com secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A “vacinação de bloqueio” é recomendada para quem manteve contato direto com pessoas doentes.
Como saber se a doença causou Infertilidade?
O urologista irá avaliar após a melhora do quadro agudo através de exames complementares como espermograma, exames laboratoriais e de imagem como ultrassonografia. Procure um urologista para avaliação.
Para mais informações entre em contato com o Dr. Paulo Sajovic e marque uma consulta.