O cálculo de ácido úrico é formado em pacientes com a urina mais ácida do que o comum. Acontece normalmente em pessoas que perdem líquido constantemente e não conseguem recuperá-los com hidratação.
É uma doença mais comum em homens, que costumam manter uma dieta rica em proteína, fazem quimioterapia ou possuem alguma pré-disposição genética que contribua para a formação das pedras.
Existem três tipos de doenças renais, induzidas por ácido úrico, a nefropatia úrica aguda, nefropatia crônica e nefrolitíase por ácido úrico, que está totalmente relacionada ao cálculo renal.
Os principais sintomas são:
-Dor ao urinar; -Dores intensas na região abdominal; -Urina com sangue; -Náuseas e vômito; -Necessidade constante de urinar;
O diagnóstico dessa doença é feito através de exames de sangue; que revelam a quantidade de cálcio e ácido presente em nosso sangue, de urina; que mostra se o paciente está excretando uma quantidade maior de substâncias relacionadas a formação de pedras nos rins do que o normal e exames de imagem, que mostrarão com exatidão a presença de pedras.
Ao perceber algum destes sintomas, procure seu médico!